Concordância verbo/sujeito

Pluralize a expressão em destaque e, caso esta funcione como sujeito, faça o ajuste na forma verbal.

Exemplos 1:
Há de surgir nova fonte de energia.
Hão de surgir novas fontes de energia.
Exemplo 2:
É bem possível que não haja a tal reunião.
É bem possível que não haja as tais reuniões.

1. Esteve no meu gabinete o representante do sindicato.
2. Assim que começou o debate, alguns candidatos se retiraram.
3. Sempre que houver reclamação, providências terão de ser tomadas.
4. Há de existir outro sistema planetário.
5. Ainda fica faltando alguma questão.
6. À noite, o mundo era bonito, como se não tivesse havido ameaça.
7. Jamais existiu, asseguro-lhe, prevenção de ordem social.
8. Aqui está o livro que você me pediu.
9. Pouco me importa o resultado da pesquisa.
10. Já faz um ano que tudo acabou.
11. Não poderá jamais haver dificuldade intransponível.
12. Sempre me causou interesse a atividade de professor.

RESPOSTAS
1. Estiveram no meu gabinete os representantes do sindicato.
      2. Assim que começaram os debates, alguns candidatos se retiraram.
      3. Sempre que houver reclamações, providências terão de ser tomadas.
      4. Hão de existirem outros sistemas planetários.
      5. Ainda ficam faltando algumas questões.
      6. À noite, o mundo era bonito, como se não tivesse havido ameaças.
      7. Jamais existiram, asseguro-lhe, prevenções de ordem social.
      8. Aqui estão os livros que você me pediu.
      9. Pouco me importam os resultados das pesquisas.
      10. Já faz alguns anos que tudo acabou.
      11. Não poderá jamais haver dificuldades intransponíveis.
      12. Sempre me causaram interesse as atividades de professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário