Oração subordinada adjetiva

Junte as duas sentenças, subordinando a segunda à(s) palavra(s) em negrito na primeira.

Exemplo 1:
Estava lotado o cinema. Fomos a o cinema na noite passada.
Estava lotado o cinema a que fomos na noite passada.
Exemplo 2:
Analisei atentamente os argumentos. Você me apresentou os argumentos.
Analisei atentamente os argumentos que você me apresentou.

1. Revoltamo-nos contra o vendedor. Havíamos sido enganados por ele.
2..Há de haver cura para o mal. Tanto nos queimamos do mal.
3. Dê-me os remédios. Eles estão sobre a mesa.
4. Aqui estão os documentos. Você se esqueceu dos documentos.
5. Finalmente pôde a velha encontrar o paraíso. Ela havia por muitos anos sonhado com ele.
6. Peço desculpas às pessoas. Às vezes fui ingrato com essas pessoas.
7. Grande é a satisfação. Encaramos o presente trabalho com satisfação.
8. Ainda não se avaliou o talento. Nós, seres humanos, somos dotados de talento.
9. Atente para os detalhes. O desenhista se ateve a esses detalhes.
10. Muito elegante estava a colega. Cedi o lugar a ela na condução.
11. A mulher ganhou na loteria. O marido divorciou-se d a mulher.
12. As respostas não foram coerentes com os objetivos do trabalho. Você me deu as respostas.
13. Foi dos mais interessantes o congresso. Comparecemos a ele durante nossa visita a Manaus.
14. Lá está o adolescente. A pobre velhinha zangou-se com ele.
15. Eis a lista dos gêneros alimentícios. Necessitamos desses gêneros com a máxima urgência.

RESPOSTAS
      1. Revoltamo-nos contra o vendedor por quem havíamos sido enganados.

      2..Há de haver cura para o mal de que tanto nos queimamos.
      3. Dê-me os remédios que estão sobre a mesa.
      4. Aqui estão os documentos de que você se esqueceu.
      5. Finalmente pôde a velha encontrar o paraíso com que havia por muitos anos sonhado.
      6. Peço desculpas às pessoas com quem às vezes fui ingrato.
      7. Grande é a satisfação com que encaramos o presente trabalho.
      8. Ainda não se avaliou o talento de que nós, seres humanos, somos dotados.
      9. Atente para os detalhes a que o desenhista se ateve.
      10. Muito elegante estava a colega a queml cedi o lugar na condução.
      11. A mulher de quem o marido divorciou-se ganhou na loteria.
      12. As respostas que você me deu não foram coerentes com os objetivos do trabalho.
      13. Foi dos mais interessantes o congresso a que  comparecemos durante nossa visita a Manaus.
      14. Lá está o adolescente com quem a pobre velhinha zangou-se.
      15. Eis a lista dos gêneros alimentícios de que necessitamos com a máxima urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário